Donald Trump, na Convenção Bitcoin 2024 em Nashville
Donald Trump participou da Convenção Bitcoin 2024 em Nashville, onde se posicionou fortemente a favor das criptomoedas e traçou uma visão ambiciosa para os Estados Unidos como líder global no setor de bitcoin e mineração de criptoativos. Em sua fala, Trump destacou: “Se o cripto vai ser o futuro, quero que seja minerado e cunhado nos EUA”. Ele afirmou que pretende, se eleito, criar um conselho consultivo específico para o bitcoin e criptomoedas, planejando implementar as regulamentações necessárias nos primeiros 100 dias de sua administração. Esse esforço, segundo Trump, ajudaria os EUA a se tornarem “a casa mundial de mineração de bitcoin” e consolidaria o país como um centro de inovação e crescimento no setor cripto.

Trump também criticou as políticas econômicas do governo dos EUA, alegando que o verdadeiro risco para o dólar não vem das criptomoedas, mas sim das decisões governamentais que, segundo ele, desvalorizam a moeda. Como afirmou: “O bitcoin não está ameaçando o dólar. O comportamento do atual governo dos EUA está ameaçando o dólar”. Em outro ponto de seu discurso, ele comparou o setor de criptomoedas à indústria do aço de um século atrás, indicando que o bitcoin e outras criptos representam um potencial econômico revolucionário semelhante, que deve ser incentivado pelo governo americano.
O ex-presidente também mencionou mudanças regulatórias que pretende implementar caso retorne ao cargo, incluindo a demissão de Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), devido à postura restritiva da agência em relação às criptomoedas, o que foi recebido com entusiasmo pela plateia.